domingo, 12 de agosto de 2012

Sobre o Dízimo

Irmão(ã)  em Cristo Jesus,  pesquisei  nas  Escrituras Sagradas sobre o dízimo, se eu me equivoquei em algo,  por favor me corrija, segue meu entendimento em forma Apologética (Estudo Teológico em Defesa da Fé) abaixo:      
                                                                                                                                                                                                                                      
1 Tessalonicenses 5:21 - Examinai tudo. Retende o bem.

Lucas 12:2 - Nada há encoberto que não haja de ser descoberto, nem oculto, que não venha a ser conhecido.

Mateus 22:29B - Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.  
                                                                                                             
Em Hebreus 9 (Leia também o 7, 8 e o 10 todo), vemos que enquanto o dono do testamento vive, o mesmo não tem força  para fazer valer o testamento, conforme referência Bíblica abaixo:                                                                                                                                                  
15 - E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento,   os chamados recebam a promessa da herança eterna. 16 - Porque, onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador. 17 - Porque um testamento tem força onde houve morte;      ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?

Por Exemplo:                                                                                                                                                                           
Se você tem um testamento, enquanto estiver em vida, poderá fazer o que bem quiser com os bens que constarem de herança, esses bens só serão realmente herdados pelo beneficiário do testamento, quando se der a morte de seu testador.

Por isso, vemos que em Mateus 23:23, o nosso Salvador Jesus, não foi contra o Dízimo (que nunca foi dinheiro), por que a lei de Moisés, ainda estava em vigor e o nosso salvador veio para cumprir a lei do Velho Testamento, que vigorou até a sua cruficação, mas mesmo assim disse que o mais importante da lei é o juízo, a misericórdia e a fé, pois os 4 evangelhos ensinam o novo testamento, mas ainda não são a Nova Aliança ( Novo Testamento), na verdade quando o nosso Salvador diz: está consumado, ou seja no fim de Mateus (assim também em Marcos, Lucas e João) e não como consta na Bíblia no início de Mateus e os únicos mandamentos são o Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força e o de amar o próximo como a si mesmo.

O juízo, a misericórdia e a fé é a mesma coisa que ter amor pelo seu próximo, como vemos em  
Marcos 12 :28 a 33, Mateus 22:34 a 40 e Lucas 10:25 a 28.                                                            
                                       
Marcos 12:33B - amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.


1-Pergunta, Por que Jesus nas Passagens de Mateus 19:21 e Marcos 10:21, não mandou dar 
ao Templo e sim aos pobres?, conforme passagens abaixo:

Mateus 19:21  e Marcos 10:21 - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

Em Atos duas passagens, Dizem que o Altíssimo não Habita em Templos feitos por mãos de homens (Templo pode ser até o lugar de congregar com os irmãos, mas não é a casa de Deus, pois nós é que somos ), conforme abaixo:                                                                                                                                                                                        Atos 7:48  e Atos 17:24 - Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta.                                                     

O Templo do Altíssimo somos nós conforme referencia Bíblica abaixo:                                                                            1 Coríntios 3:16 , Romanos 8:9  e 1 Coríntios 6:19  - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

2-Pergunta, os Irmãos não poderiam viver em Congregação conforme na Igreja Primitiva, ou seja de casa em casa. (Em Atos 8:3, diz que Saulo, antes de se converter ao verdadeiro Evangelho, perseguia os Irmãos em suas casas). Por que não perseguiam no Templo?

Leia Atos 2 do Versículo 42 ao 47 e veja que apesar de estarem no templo, que ainda não tinha sido destruído (na cronologia Bíblica, Jesus Cristo tinha sido crucificado a pouco tempo atrás e ao meu entender esta era uma fase de transição da Velha Aliança para a Nova por isso apesar de Atos estar na nova aliança, ainda tinha traços da velha) e concluirá que não davam Dízimo e sim recolhiam tudo, verificavam a necessidade de cada um e distribuíam, conforme a necessidade de cada um.                                                                                                             

Leia em sua Bíblia, João 10: 7 ao 17 e responda:

3-Pergunta nesta passagem o Ladrão é Satanás, pois com certeza algum dia te ensinaram que é?
4-Pergunta quem veio para roubar matar e destruir a Luz das Escrituras Sagradas?                                                                                                                                                                            
Leia João 4 e veja que não devemos adorar no monte e nem em Jerusalém(Templo) e sim em Espírito e verdade. 

João 4:24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

5-Devemos imitar Jesus Cristo ou Moisés, Davi e outros que como nós são seres humanos errantes?

6-Se a Lei de Moisés e todos os seus preceitos foram abolidos, quem ressuscita a Lei em detrimento da Graça(O Amor), faz a vontade de Deus o nosso Criador e Jesus Cristo o Nosso Salvador?  (Leia Isaías 58 e veja qual o jejum agrada a Deus)

7- O que o Nosso Salvador dirá para você Mateus 25:35 Deu de comer ao Próximo ou não Mateus 25:42 ?

Versículos para Reflexão:

João 14:17 - O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Mateus 11:25 e 1 Coríntios 1:27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; João 8:32 -  E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Gálatas 5:14 - Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.  Leia também Malaquias 3, Mateus 10, 23 e 24, Isaías 56, Ezequiel 34, 1 Coríntios 1, Filipenses 3, Salmos 50,  Apocalipse 22 e outros.


Reflexão: Quem é Espiritual, procura se interessar nas coisas do reino ou seja não ler versículos isolados, mas ler linearmente, ou seja, ler pelo menos antes e depois dos versículos citados ou o capítulo inteiro e analisar o real contexto inserido na passagem, pois aquele que semeia muito, colhe muito, leia mais para semear  mais a palavra e o amor do Nosso Salvador).

(Nossa Missão é divulgar a verdade, mesmo com as perseguições do Mundo - Mateus 10:32)                           

                                     Mateus 20:16B  - Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. 

A Paz de Jesus,             
Irmão Julio Cezar                                           
 juliocezar1@gmail.com                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário